A demonstração narrada do Cerimonial à Bandeira contou com a presença dos alunos da EREM AFN

No último sábado (27), a Marinha do Brasil (MB) concluiu uma Ação Cívico-Social (ACiSo) expressiva no Arquipélago de Fernando de Noronha. O evento, que durou de 25 a 27 de maio, proporcionou 2.305 atendimentos variados à população local, uma colaboração estratégica com o Governo de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha. Mais de 60 militares, incluindo 32 provenientes dos Hospitais Navais de Recife e Natal, desempenharam um papel integral na realização dessas atividades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Serviços de Saúde Primordiais para a População Local

foto 1 aciso
Exames complementares, como ultrassonografias obstétricas morfológicas, foram disponibilizados para as habitantes da ilha

Com serviços que variaram desde exames de ultrassonografia obstétrica morfológica para mulheres locais, até a distribuição de mais de 1.200 medicamentos, incluindo comprimidos, pomadas e soluções orais, a ACiSo foi mais do que bem recebida. Mais de 123 testes rápidos para HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Dengue e gravidez foram realizados, além de 183 procedimentos/exames complementares e 30 pequenas cirurgias. Ao todo, foram prestados 43 atendimentos odontológicos e 491 atendimentos médicos nas áreas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, cirurgia geral, ortopedia e otorrinolaringologia.

Educação Cívica e Orientação para os Jovens

foto 4 aciso
Durante as palestras de orientação em higiene bucal, as crianças puderam aprender e exercitar as formas corretas de escovação

Além do atendimento médico, a MB aproveitou a oportunidade para inspirar o espírito cívico nas crianças e adolescentes locais, através da realização de um Cerimonial à Bandeira na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM AFN). Também foram organizadas palestras sobre as formas de ingresso na Marinha e orientações em higiene bucal, que beneficiaram mais de 200 alunos locais.

Logística e Futuro das Ações Cívico-Sociais

foto 6 aciso
Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” fundeado nas proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha

O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” teve um papel crucial na logística da operação, transportando materiais e pessoal para a ilha. A ação reforçou o compromisso da Marinha do Brasil com o desenvolvimento da sociedade, além de sua missão constitucional. Foram realizados ainda 30 atendimentos no âmbito do Programa Capitania Itinerante, possibilitando a renovação de documentações, ascensão de categorias e emissão de Carteiras de Habilitação do Amador.

A ACiSo 2022 foi apenas uma entre várias iniciativas de assistência às comunidades realizadas pela Marinha, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos. Dentre as ações realizadas, destaca-se a ocorrida no ano de 2022, também em Fernando de Noronha, que disponibilizou procedimentos odontológicos e médicos em onze especialidades, totalizando 2.150 atendimentos em quatro dias.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).