Membros do Alto Comando do Exército Brasileiro e dos exércitos da Argentina, do Paraguai, do Chile e do Uruguai participaram nesta quinta-feira, 26, da 5ª Conferência de Comandantes dos Exércitos do Cone Sul. Realizada no Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO), a reunião teve como objetivos explorar e promover intercâmbios e programas de cooperação e estreitar os laços de amizade entre as Forças participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou uma apresentação sobre as características, projetos estratégicos e desafios da Força. Na sequência, representantes de cada exército estrangeiro realizaram apresentações alusivas às suas Forças. As atividades incluíram, ainda, uma demonstração de tiro do Sistema Lançador de Foguetes – ASTROS, e uma exposição de armas da Artilharia do Exército.

Pouco antes de sua apresentação, o General Paulo Sérgio destacou a importância da reunião entre os comandos dos cinco exércitos. “Esse encontro serve para fortalecer os laços de amizade que emanam da similitude cultural entre nossos povos. Ao longo das últimas décadas, nossos exércitos intensificaram a aproximação estratégica, o diálogo e a construção da confiança a partir de uma agenda baseada na convergência de desafios, como o enfrentamento aos ilícitos transfronteiriços, por exemplo. Isso foi possível com a aquiescência dos governos de cada país, mas, sobretudo, ganhou impulso pela boa vontade e dedicação dos comandantes em promover ações de cooperação mútua que materializam os anseios de integração entre as forças terrestres dos nossos países”.

Participaram da conferência o Chefe do Estado-Maior Geral do Exército da Argentina, General de Divisão Agustin Humberto Cejas; o Comandante de Educação e Doutrina do Exército do Chile, General de Divisão Osvaldo Froilan Vallejos Martinez; o Comandante dos Institutos Militares de Ensino do Exército do Paraguai, General de Divisão Oscar Javier Gomes Coronel; e o Comandante em Chefe do Exército Nacional do Uruguai, General de Exército Gerardo Daniel Fregossi Álvarez.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).