Manaus (AM) – No período de 5 a 9 de agosto, o 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA) realizou uma operação de recuperação de um dos trechos das infovias subfluviais lançadas no contexto do Projeto Amazônia Conectada (PAC), entre os municípios de Manacapuru e Anori no Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão teve como objetivo realizar o lançamento de 150 quilômetros de cabo de fibra óptica subfluvial, no leito do Rio Solimões, como forma de alavancar a capacidade das comunicações militares da área da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), localizada no município de Tefé-AM, com o Comando Militar da Amazônia (CMA).

A atividade contou com o planejamento e gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia, por intermédio do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), com execução operacional conjunta por parte do 4º CTA, Centro de Coordenações de Operações do Comando Militar da Amazônia, da 12ª Região Militar, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, do Centro de Embarcações do Comando Militar de Amazônia e do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva.

Convém destacar que tal ação conjunta não só possibilitará aumentar a capacidade de Comando e Controle na área do CMA, bem como apoiar políticas públicas de inclusão digital da região amazônica por meio de parcerias, sendo objetivos do PAC.

Fonte: Centro Integrado de Telemática do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).