O Centro de Operações Espaciais (COPE), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou o Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais (CASE) em Brasília (DF), entre os dias 13 e 30 de março. Com uma carga horária de 80 horas/aula, o evento incluiu aulas práticas, seminários e visitas técnicas. O objetivo do curso foi disseminar a cultura e os conhecimentos sobre operação de sistemas espaciais voltados para o emprego militar no âmbito do Ministério da Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participantes e objetivos

03 2023 31 Cerimonia de Encerramento do CASE 4

Na edição do curso, 45 alunos participaram, sendo dois da Marinha do Brasil (MB), sete do Exército Brasileiro (EB), 31 da Força Aérea Brasileira (FAB) e cinco do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM). O Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, Chefe do COPE, destacou a importância do investimento em capacitação para garantir o sucesso nas Operações Espaciais. Segundo o Oficial-General, o uso do espaço impacta no emprego das Forças Armadas e demais órgãos da administração pública, sendo fundamental para monitorar desmatamentos, apoiar em situações de calamidades ou desastres naturais, suporte em missões de busca e salvamento e vigilância de fronteiras.

Conteúdo do curso

O CASE abordou conceitos básicos de órbitas, satélites, estações de solo, sensoriamento remoto, comunicações, posicionamento, navegação e sincronismo de tempo, consciência situacional espacial e poder espacial. O curso é ministrado anualmente e é a porta de entrada para os militares que irão controlar e empregar satélites em Operações Militares.