A Marinha do Brasil anuncia com entusiasmo a abertura do concurso para o curso de formação de sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais para o ano de 2025. Este anúncio, publicado no Diário Oficial da União, marca uma oportunidade singular para aqueles que desejam aliar sua paixão pela música à honra de servir ao país em uma das suas mais respeitadas instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes cruciais sobre o processo de inscrição

As inscrições, com uma taxa de R$ 95, estarão disponíveis a partir do dia 3 de abril, exclusivamente pela página de seleção no site da Marinha. Candidatos interessados têm até o dia 15 de maio para se inscreverem. Com 15 vagas disponíveis, o concurso promete ser competitivo, abrangendo diversas especialidades musicais, desde clarinete e saxofone até tímpanos e harpa.

Requisitos para os candidatos

Os aspirantes devem atender a uma série de pré-requisitos, incluindo nacionalidade brasileira, faixa etária entre 18 e menos de 25 anos até junho de 2025, e altura mínima de 1,54m, sem distinção de gênero. Além disso, é imprescindível ter concluído o ensino médio, estar em dia com obrigações militares e eleitorais, e possuir um histórico limpo tanto no âmbito civil quanto militar.

O curso de formação: um caminho para a excelência

O curso, que ocorrerá no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro, tem duração prevista de 18 semanas. Este período não apenas aprimorará as habilidades musicais dos candidatos, mas também os preparará para as responsabilidades e desafios únicos de servir no Corpo de Fuzileiros Navais. A etapa de adaptação, anterior ao início oficial do curso, será decisiva para a continuidade dos candidatos no processo.

As inscrições custam R$ 95 e poderão ser feitas a partir de 3 de abril, na página da seleção, no site da Marinha. O período será encerrado em 15 de maio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).