Na animada manhã do dia 13 de julho, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO) recebeu uma visita técnica e acadêmica de 31 estudantes do 7º período do curso de Geografia da Escola Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Esses jovens tiveram a oportunidade de desbravar o fascinante universo da cartografia, aprendendo sobre as várias fases e processos empregados na produção cartográfica e as geotecnologias aplicadas no Serviço Geográfico do Exército.
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Uma Aula Vivencial
O passeio começou com uma palestra elucidativa no auditório do 4º CGEO, onde os estudantes foram imersos nos complexos trabalhos de levantamento topográfico e na linha de produção cartográfica do Centro. Depois, eles exploraram as seções da Divisão de Geoinformação (DGEO), a área técnica da organização militar. Lá, tiveram a chance de conhecer uma exposição de materiais técnicos e cartas topográficas impressas, bem como se familiarizar com as missões de levantamento topográfico mais recentes e os programas em fase de execução, como o programa internacional de edição de Modelos Digitais de Elevação (MDE).
A Importância da Prática na Educação
O professor do Curso de Geografia e Coordenador do Laboratório de Cartografia e Geotecnologias da UEA, Dr. Flávio Wachholz, que acompanhou os alunos durante a visita, enalteceu a importância da atividade. Segundo ele, a visita permitiu aos estudantes visualizar na prática os equipamentos, softwares e impressões inerentes à produção cartográfica utilizados pela instituição, enriquecendo seu conhecimento teórico com uma valiosa experiência prática.
Estreitando Laços entre a Comunidade e o Exército
O contato direto com os estudantes ofereceu uma oportunidade única de enriquecimento acadêmico, divulgando as metodologias e técnicas atualmente empregadas pela cartografia terrestre. Mais do que isso, essa visita fortaleceu a integração do Exército Brasileiro com a comunidade local, valorizando a política de “Portas Abertas” das organizações militares com as várias camadas da sociedade, em especial com as instituições de ensino.