Google News

Por Mariana Alvarenga

Manter as Forças Armadas adequadamente equipadas e promover a autonomia tecnológica do País está entre os principais objetivos para a garantia da Segurança e da Defesa nacionais. Assim, como parte desse processo, mais uma aeronave KC-390 Milllennium e a 500ª viatura blindada Guarani integram, agora, os meios da Força Aérea Brasileira e do Exército, respectivamente. O recebimento do avião foi comemorado, oficialmente, nesta quarta-feira (01), na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), em Goiás.

1638476852741.jpg

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve na cerimônia, ao lado do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. “Mais um momento que marca nossa história e da Força Aérea, que renova sua frota. Isso é muito bom para todos nós”, salientou o Presidente. Esta é a quinta unidade entregue da aeronave da Força Aérea.

A solenidade comemorou, ainda, o aniversário de 60 anos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis. A organização militar opera o avião, que já transportou toneladas de cilindros de oxigênio, medicamentos, vacinas e materiais hospitalares para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19 nos diversos estados brasileiros.

1638476852745.jpg

Na solenidade, o Presidente da República, o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica realizaram o tradicional rito de batismo, comemorando mais uma conquista alcançada e o sucesso do projeto estratégico, que projetou o País como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo, fortalecendo a Base Industrial de Defesa nacional.

Exército recebe a 500ª viatura Guarani

O Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, recebeu a 500ª unidade da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani.

O marco histórico foi comemorado em solenidade nas instalações da fabricante Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais, dia 23 de novembro. O evento contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e de integrantes do Alto Comando da Força Terrestre.

Na ocasião, houve a entrega, também, do primeiro lote da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBM-LSR) 4×4, somando 32 unidades. O acordo prevê a entrega total de 186 unidades.

Blindados.jfif

O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro, em parceria com a empresa Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1,5 mil veículos. A parceria das Forças Armadas com a fabricante contribui para o crescimento da Indústria de Defesa Nacional. Além disso, dezenas de unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros países.

O contrato iniciou em 2006, quando a empresa venceu o processo de concorrência para o Guarani. Já o projeto do LMV-BR começou em 2015, também, após concorrência.

Fotos: divulgação