Defesa avança nos projetos estratégicos com nova aeronave KC390 Milllennium e 500º veículo blindado Guarani

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Por Mariana Alvarenga

Manter as Forças Armadas adequadamente equipadas e promover a autonomia tecnológica do País está entre os principais objetivos para a garantia da Segurança e da Defesa nacionais. Assim, como parte desse processo, mais uma aeronave KC-390 Milllennium e a 500ª viatura blindada Guarani integram, agora, os meios da Força Aérea Brasileira e do Exército, respectivamente. O recebimento do avião foi comemorado, oficialmente, nesta quarta-feira (01), na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), em Goiás.

1638476852741.jpg

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve na cerimônia, ao lado do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. “Mais um momento que marca nossa história e da Força Aérea, que renova sua frota. Isso é muito bom para todos nós”, salientou o Presidente. Esta é a quinta unidade entregue da aeronave da Força Aérea.

A solenidade comemorou, ainda, o aniversário de 60 anos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis. A organização militar opera o avião, que já transportou toneladas de cilindros de oxigênio, medicamentos, vacinas e materiais hospitalares para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19 nos diversos estados brasileiros.

1638476852745.jpg

Na solenidade, o Presidente da República, o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica realizaram o tradicional rito de batismo, comemorando mais uma conquista alcançada e o sucesso do projeto estratégico, que projetou o País como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo, fortalecendo a Base Industrial de Defesa nacional.

Exército recebe a 500ª viatura Guarani

O Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, recebeu a 500ª unidade da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani.

O marco histórico foi comemorado em solenidade nas instalações da fabricante Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais, dia 23 de novembro. O evento contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e de integrantes do Alto Comando da Força Terrestre.

Na ocasião, houve a entrega, também, do primeiro lote da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBM-LSR) 4×4, somando 32 unidades. O acordo prevê a entrega total de 186 unidades.

Blindados.jfif

O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro, em parceria com a empresa Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1,5 mil veículos. A parceria das Forças Armadas com a fabricante contribui para o crescimento da Indústria de Defesa Nacional. Além disso, dezenas de unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros países.

O contrato iniciou em 2006, quando a empresa venceu o processo de concorrência para o Guarani. Já o projeto do LMV-BR começou em 2015, também, após concorrência.

Fotos: divulgação

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui