A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) marcou presença no Barco Show Festival, maior evento náutico das regiões Norte e Nordeste do Brasil, realizado nos dias 31 de março e 1º de abril em Aracaju/SE. A CPSE apresentou aos participantes aspectos da segurança da navegação, combate à poluição hídrica, formas de ingresso na Marinha do Brasil (MB) e arte marinheira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, embarcações da CPSE atuaram em ações de fiscalização do tráfego aquaviário, orientando e fortalecendo a consciência marítima dos condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação.

O Barco Show Festival contou com a presença de autoridades civis e personalidades do mundo náutico, em sua primeira edição. Com o objetivo de fomentar a cultura náutica, o evento reuniu diversas atividades, como exposições, feira náutica, shows musicais e gastronomia local.

Segurança da navegação em destaque

A presença da Capitania dos Portos de Sergipe no evento foi importante para enfatizar a importância da segurança da navegação, visando garantir a integridade de todos os envolvidos nas atividades aquáticas. A CPSE tem o papel de fiscalizar e regulamentar o tráfego marítimo, e sua atuação é fundamental para garantir a segurança nas águas.

Além disso, a participação da CPSE no Barco Show Festival também teve como objetivo promover a consciência ambiental, por meio do combate à poluição hídrica. A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é fundamental para garantir que as atividades aquáticas possam ser realizadas de forma sustentável e responsável.

Formas de ingresso na Marinha

Outro ponto abordado pela CPSE durante o evento foi sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil. O órgão é responsável por orientar os interessados em seguir carreira na Marinha, informando sobre as diversas oportunidades, como as escolas militares e os concursos públicos.

A presença da Capitania dos Portos de Sergipe no Barco Show Festival foi uma oportunidade para promover a cultura náutica e conscientizar a população sobre a importância da segurança da navegação e preservação ambiental. A Marinha do Brasil tem um papel fundamental na regulação do tráfego marítimo e na promoção da conscientização sobre a importância do meio ambiente, e a participação em eventos como esse é uma forma de cumprir essa missão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).