No dia 27 de outubro, o Colégio Militar de Salvador (CMS) foi palco de uma celebração do talento e criatividade dos jovens estudantes. A ocasião marcou a entrega da premiação do Concurso de Redação Operação “Cisne Branco” (OCB), uma iniciativa da Marinha do Brasil que visa envolver alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em um desafio intelectual emocionante.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Incentivando o Interesse Pelo Mar e a História Naval

A Operação “Cisne Branco” é um concurso de redação de alcance nacional que tem como objetivo despertar o interesse dos jovens, seus pais e professores por temas relacionados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil. Em um mundo cada vez mais conectado, entender o papel fundamental do mar e da Marinha é crucial.

Talentos Reconhecidos

O concurso foi conduzido no CMS pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e ocorreu no período de 25 de agosto a 28 de setembro. Os resultados destacaram os melhores trabalhos do ensino fundamental e médio, e os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas e diplomas.

Talentos Premiados:

Ensino Fundamental

1º lugar – Aluno 4787 – Laryssa Barrêto de Azevedo Silva

2º lugar – Aluno 4767 – Rafael Oliveira dos Reis Souza

3º lugar – Aluno 4990 – Alice Guidorizzi de Siqueira Landim

Ensino Médio

1º lugar – Aluno 5336 – Isabelle Soares Barros da Silva

2º lugar – Aluno 4633 – Louise Simões Cerqueira Bispo

3º lugar – Aluno 4607 – Bianca Mota Mendonça

Orgulho Nacional

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador expressou com orgulho seu compromisso: “Do Mar à Caatinga, a Missão será Cumprida! GRUPAMENTO, SALVADOR, BRASIL!”. O evento não apenas celebra o talento dos jovens escritores, mas também reforça o compromisso da Marinha em educar e inspirar a próxima geração de líderes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).