A Marinha do Brasil (MB) proporcionará uma oportunidade especial para o público no próximo domingo, dia 28 de janeiro, das 9h às 16h, no Porto de Salvador. O evento, que é gratuito, permitirá aos visitantes o acesso ao Terminal Marítimo de Salvador Contermas, onde poderão conhecer de perto três importantes navios da Esquadra brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Destaque para o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”

Imagem do WhatsApp de 2024 01 24 as 19.31.28 009f5f02

Entre os navios disponíveis para visitação, o destaque é o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), o Capitânia da Esquadra brasileira e principal navio da MB. Além dele, as Fragatas “Liberal” (F43) e “Independência” (F44), ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ), também estarão abertas ao público.

Integração com a Operação “Aspirantex”

A visita dos navios à capital baiana faz parte da Operação “Aspirantex”, realizada pela Marinha do Brasil desde 11 de janeiro até 2 de fevereiro. A Operação abrange a área marítima entre o Rio de Janeiro e Ceará, incluindo visitas aos portos de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA).

Objetivos da Operação “Aspirantex”

A Operação “Aspirantex” é dividida em fases de mar e de porto, com o objetivo de contribuir para o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, além de familiarizar os Aspirantes da Escola Naval com a vida no mar. Durante a fase de mar, são realizados diversos exercícios militares, enfatizando a presença naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), conhecidas como Amazônia Azul.

Informações do Evento de Visitação

  • Evento: Visitação pública aos navios da Esquadra
  • Data: 28 de janeiro de 2024 (domingo)
  • Horário: das 9h às 16h
  • Local: Porto de Salvador (entrada pela Contermas)

Este evento oferece uma experiência única para conhecer de perto a estrutura e as funcionalidades de importantes navios da Marinha do Brasil, proporcionando um enriquecimento cultural e educacional para visitantes de todas as idades.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).