Sete militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) concluíram com sucesso o Estágio de Adaptação à Caatinga (EAC) no período de 23 a 26 de outubro. O EAC foi realizado no 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, localizado em Petrolina (PE). Durante esse treinamento, os militares enfrentaram as condições desafiadoras da caatinga e aprimoraram suas habilidades em um ambiente operacional único.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Adaptação à Caatinga

O Estágio de Adaptação à Caatinga teve como objetivo principal familiarizar os militares com o bioma da caatinga, uma região árida e de vegetação adaptada à escassez de água. Durante o curso, os estagiários receberam instruções sobre as particularidades desse ambiente, aspectos doutrinários e técnicas militares específicas para operar na caatinga.

Missão do GptFNSa

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador tem uma missão fundamental: realizar ações de defesa de porto, área marítima restrita e outras instalações navais e civis de interesse da Marinha do Brasil. Além disso, eles oferecem apoio e reforço aos Grupamentos Operativos da Força de Fuzileiros da Esquadra em operações tanto dentro quanto fora da área de jurisdição do 2º Distrito Naval. O GptFNSa também desempenha um papel importante na segurança interna e em operações terrestres relacionadas à Marinha, contribuindo para o preparo e a aplicação do Poder Naval.

A conclusão bem-sucedida do Estágio de Adaptação à Caatinga demonstra o comprometimento e a capacidade dos militares do GptFNSa em se adaptar a ambientes diversos e desafiadores, preparando-os para desempenhar suas funções de forma eficaz e segura.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).