Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu de 6 a 18 de setembro, 98 cadetes e sete oficiais da Escola Superior Militar Eloy Alfaro, do Equador. Dias em que os idiomas não foram empecilho para a comunicação entre às duas escolas. A visita teve por objetivo um intercâmbio de conhecimento e de cultura militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao chegarem à AMAN, foram recepcionados pelo Comandante, General de Brigada João Felipe Dias Alves, em uma palestra realizada no Teatro General Leônidas, no dia 8 de setembro.

Os militares equatorianos também receberam instruções técnicas da Seção de Instrução Especial da AMAN (SIEsp), nos dias 8 e 9 de setembro. Trata-se da Pista de Treinamento de Montanha – “MANGRULHO” e da escalada até o Parque Nacional do Itatiaia.

Acesse e saiba mais: https://www.instagram.com/p/CiTry7-NQSk/

Os cadetes equatorianos viveram a rotina de um Cadete de Caxias. Dentre as atividades, diversas instruções operacionais, além de conhecer aspectos referentes à estrutura e ao funcionamento da AMAN, considerada berço do Oficialato.

A Seção de Tiro, a Seção de Simulação, a Biblioteca da AMAN e diversas instalações foram contempladas na visita. Oportunidade em que conhecerem um pouco da história e da evolução do Exército de Caxias.

No dia 16 setembro esteve presente o General Henry Delgado Salvador, Diretor da Escola Superior Militar Eloy Alfaro, esteve presente também na AMAN, oportunidade em que veio verificar as atividades dos seus Cadetes, bem como realizar uma visita à nossa Academia Militar.

Na semana de 19 a 23 de setembro, os cadetes visitaram a Seção de Simulação para verificar as capacidades do Simulador de Apoio de Fogo da AMAN (SIMAF) e do Simulador de Batalha (SIMBAT).

Além desses cadetes, a Academia Militar das Agulhas Negras tem, por tradição, a formação de Cadetes de Nações Amigas.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).