Lancha “Hotel” durante atividade de sondagem

O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou Levantamento Hidrográfico entre as cidades de Ladário e Porto Murtinho (MS), no período de 20 de julho a 3 de agosto.

A ação foi realizada por meio do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, em conjunto com as lanchas “Hotel” e “Joaninha”, com o objetivo de gerar elementos para a atualização cartográfica do Rio Paraguai.

A análise dos resultados obtidos, realizada pelo CHN-6, no período de agosto a outubro, permitiu a identificação da extensão de bancos de areia e a definição do canal principal de navegação, eventualmente alterado pelo curso natural do rio, e proporcionou, ainda, o aprimoramento da sinalização náutica e a publicação de três precauções de segurança em Avisos-Rádio Náuticos.

As ações, diante dos impactos causados pelo baixo nível do rio, contribuíram para a garantia da segurança do tráfego aquaviário, no que se refere à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no trecho do Rio Paraguai, sob a jurisdição do Comando do 6° Distrito Naval.

blank
Trecho sondado da carta náutica n° 3338
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui