A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Delegacia em Alagoas (ADESG/AL), realizou uma cerimônia significativa no Auditório da Capitania dos Portos de Alagoas, onde oficializou a posse de sua nova Diretoria Executiva e celebrou a assinatura de um termo de convênio com o Centro Universitário Mário Jucá (UMJ). Este evento não apenas reforça a estrutura de liderança da ADESG/AL mas também estabelece as bases para a execução do Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) de 2024.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes do Evento

Evento ASDEG 11042024 22

A solenidade contou com a presença de membros influentes da comunidade militar e acadêmica, destacando o compromisso contínuo da ADESG/AL em contribuir para o desenvolvimento regional através da educação e do estudo estratégico. A nova Diretoria Executiva, cujos membros foram empossados durante o evento, se compromete a dar continuidade às iniciativas de capacitação e desenvolvimento profissional que são características da associação.

Parceria com o Centro Universitário Mário Jucá

Evento ASDEG 11042024 26

A assinatura do termo de convênio com o UMJ é um passo estratégico importante para a ADESG/AL, pois facilitará a realização do CEPE/2024, um curso renomado que foca em estudos avançados de política e estratégia. Este programa é projetado para preparar líderes civis e militares para enfrentar os desafios contemporâneos nas áreas de defesa, segurança e desenvolvimento institucional.

Implicações do Convênio para o CEPE/2024

Evento ASDEG 11042024 41

A colaboração entre a ADESG/AL e o UMJ promete enriquecer o CEPE/2024 com recursos acadêmicos robustos e acesso a uma rede ampla de profissionais e acadêmicos. O curso é esperado para atrair uma diversidade de participantes, incluindo gestores públicos, empresários e acadêmicos, que buscarão aprofundar seus conhecimentos e habilidades em formulação e implementação de estratégias.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).