O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), realizaram o Seminário Internacional “RioSeminar on Autonomous Weapons Systems”, no dia 20 de fevereiro. Durante o evento, as autoridades debateram sobre a governança de tecnologias emergentes e inteligência artificial aplicadas em sistemas de armas autônomas letais.
O propósito do seminário foi debater o tema, visando subsidiar as futuras reuniões do Grupo de Peritos Governamentais sobre Lethal Autonomous Weapons Systems (LAWS) das Nações Unidas, em 2020; a Conferência de Revisão da Convenção da ONU sobre Certas Armas Convencionais, em 2021; e demais fóruns internacionais que tratem do tema. As discussões foram realizadas em inglês e português, contando com tradução simultânea para ambas línguas e para Linguagem Brasileira de Sinais.
Participaram dos painéis delegações da Alemanha, Áustria, Chile, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Suécia, além de representantes de instituições como a Universidade de Harvard, a Cruz Vermelha e a própria Organização das Nações Unidas. O seminário contou, entre outras autoridades, com a presença do Almirante de Esquadra (FN), Professor Doutor Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB; do Presidente da FUNAG, Ministro Roberto Goidanich; do Embaixador Alessandro Warley Candeas, do MRE; e do Embaixador Janis Klarkins, Chairman of the 2020 GGE/LAWS.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).