Brasil Sedia o Space Studies Program 2023: A Nova Fronteira do Conhecimento Espacial

Em São José dos Campos (SP), a renomada International Space University organiza o programa em parceria com instituições brasileiras, alavancando a educação espacial no país

Em uma cerimônia que marcou história, o Brasil tornou-se sede do principal programa de estudos do setor espacial do mundo, o Space Studies Program (SSP 23). A abertura oficial do programa ocorreu no dia 26 de junho, no Auditório Marco Antonio Raupp, localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). A realização do evento no país, pela primeira vez, representa um marco na área espacial, atestando a crescente importância do Brasil neste setor. A organização do programa é uma ação conjunta da International Space University (ISU), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Prefeitura de São José dos Campos.

Relevância do Evento para o Setor Aeroespacial Brasileiro

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e acadêmicas, incluindo o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que destacou a importância do evento para o setor aeroespacial. Ele ressaltou que o invento de Santos Dumont não se limitou à criação do avião, mas inaugurou o que chamamos hoje de setor aeroespacial. “A vocação espacial está entranhada no nosso DNA e essa importante iniciativa da International Space University certamente possibilitará um entrosamento construtivo com vistas à solução de desafios globais críticos, relacionados ao setor espacial do Brasil e dos demais países aqui representados”, afirmou.

Cooperação Internacional e Desenvolvimento do Setor Aeroespacial

2023 06 26 SSP TEN DANIELA CAMARGOS 13 scaled

Durante o evento, o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, reforçou a relevância do Instituto para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro. Ele ressaltou como parcerias, como a estabelecida entre o ITA, o INPE, a Prefeitura de São José dos Campos e a ISU, são fundamentais para o fortalecimento do setor no Brasil. O Reitor indicou que valores comuns, como a busca pela excelência, o foco em liderança, empreendedorismo e inovação, são as bases para novas oportunidades de cooperação internacional após o programa.

Integração do Espaço e da Economia

A Presidente da ISU, Pascale Ehrenfreund, destacou a integração do universo à economia. “O setor espacial está crescendo rápido e gerando muitos empregos, então, o que estamos criando são caminhos para conexões internacionais e para impulsionar carreiras”, explicou Pascale, agradecendo ao Brasil pela estrutura e calorosas boas-vindas. O ITA, INPE e a Prefeitura de São José dos Campos uniram forças para atender as necessidades do programa que, desde 1988, já formou mais de 5.400 estudantes de 110 países distintos.

Sair da versão mobile