A paixão pelo esporte e a dedicação incansável dos atletas da Marinha do Brasil foram evidenciadas no Campeonato Europeu de Pentatlo Naval do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Realizado na Base Naval de Eckernförde, na Alemanha, entre os dias 21 e 25 de agosto, o campeonato reuniu competidores de cinco nações: Alemanha, Brasil, Finlândia, Itália e Suécia. E, pelo segundo ano consecutivo, a equipe brasileira se destacou, conquistando os lugares mais altos do pódio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conquistas Coletivas e Individuais

imagem 2023 08 26 101505934

Não foi apenas a vitória coletiva que brilhou. Nas provas de pista de obstáculos, natação de salvamento, habilidade naval, natação utilitária e cross-country anfíbio, os atletas brasileiros mostraram sua força e determinação. A equipe masculina foi coroada bicampeã, enquanto as mulheres, com garra e técnica, garantiram o vice-campeonato, repetindo o sucesso do ano anterior.

Mas as conquistas não pararam por aí. Individualmente, nossos atletas também subiram ao pódio:

  • Individual masculino: Prata para o Sargento Tiago Lincoln Brasil e bronze para o Suboficial Max Leal dos Santos.
  • Individual feminino: Prata para a Sargento Áila Alves Miranda e bronze para a Sargento Fernanda Ferreira Grossi.

Reconhecimento e Histórico de Sucesso

O talento dos atletas da Marinha do Brasil não é novidade no cenário internacional. O Suboficial Max Leal dos Santos e a Sargento Áila Alves Miranda, que já haviam sido eleitos atletas do ano de 2022 pelo CISM, repetiram a dose e trouxeram medalhas nas categorias individuais novamente. Essas conquistas reforçam o compromisso e a excelência do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que tem como objetivo não apenas formar atletas de alto rendimento, mas também representantes de destaque para o Brasil em competições internacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).