Brasil participa da 16ª Conferência Internacional de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Sidney (Austrália) – Militares brasileiros do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN, ou CBRN em inglês) participaram da 16ª Conferência Anual Internacional sobre Comandos e Comandantes de DQBRN (International CBRN Commands and Commandants Conference – I3C) da CBRN Defence/US Army/NATO, na cidade de Sidney – Austrália, entre 26 e 30 de setembro.

É a primeira vez que o Brasil é convidado a participar da Conferência. O Chefe da Seção DQBRN da Chefia do Emprego, do Comando de Operações Terrestres e o Comandante do 1º Batalhão DQBRN, especialistas na área, representaram o país no intercâmbio com integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos Estados Unidos da América.

O intercâmbio foi importante para o Brasil fortalecer os laços internacionais e obter conhecimento valioso por meio do compartilhamento cruzado de experiências operacionais e táticas, técnicas e procedimentos na mitigação das ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares em evolução. As nações participantes também compartilharam sua estrutura de resposta a incidentes e coordenação de várias agências durante um ataque ou incidente com esses tipos de agentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui