Sede da IMO em Londres, Inglaterra. (Crédito IMO/ONU)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em colaboração com a WISTA Brazil, submeteu um documento inovador à Organização Marítima Internacional (IMO). Este documento, intitulado “Women’s presence in the Brazilian maritime sector: Research on gender equality conducted in Brazil by ANTAQ and WISTA”, foi apresentado como uma contribuição brasileira à 73ª sessão do Comitê de Cooperação Técnica (TCC 73). O foco? Destacar a presença e a importância das mulheres no setor aquaviário nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Que é a IMO e o TCC 73?

A IMO é uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por estabelecer padrões internacionais para a segurança marítima e eficiência da navegação. Além disso, atua na prevenção e controle da poluição marítima causada por navios. O Comitê de Cooperação Técnica, por sua vez, é um órgão que analisa assuntos relacionados à execução de projetos de cooperação técnica sob a égide da IMO. Uma das principais pautas do TCC 73 é justamente o fortalecimento das mulheres no setor marítimo.

O Impacto da Pesquisa

Originado de um Memorando de Entendimento com a Women´s International Shipping & Trading Association – WISTA Brasil, o documento apresenta dados cruciais sobre a equidade de gênero no setor aquaviário brasileiro. Esta pesquisa não só fomenta o debate entre os Estados-membros da IMO, mas também solidifica a representação brasileira dentro da organização. É uma iniciativa que reflete o compromisso do Brasil em promover a equidade e reconhecer o papel vital das mulheres no setor marítimo.

Reconhecimento e Agradecimentos

A diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi, que foi relatora do processo, expressou sua gratidão pela parceria entre ANTAQ e WISTA. Ela destacou a inovação e a relevância do documento, afirmando: “Deixo aqui mais uma vez o agradecimento a WISTA Brazil, por ter levado à Agência uma demanda de levantamento de dados tão importante e tão inovadora para o setor aquaviário do Brasil, e agora do mundo”.