O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) assinaram, no dia 05/01, três planos de trabalho com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Os documentos foram assinados pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A parceria formaliza a união dos esforços realizados pelo ITA e pelo ICEA para o progresso do Brasil nas áreas de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados e Aeronaves Remotamente Pilotadas, garantindo assim, o acesso de todos os usuários a um espaço aéreo cada vez mais moderno. O evento é um marco histórico no contexto da pesquisa científica aplicada ao gerenciamento de Tráfego Aéreo.

i221711312601932Dentre os projetos que devem ser desenvolvidos a partir desta cooperação está a criação de uma ferramenta para o monitoramento de desempenho do fluxo de tráfego através de indicadores, utilizando técnicas de Mineração de Dados, para suportar as necessidades gerenciais do DECEA na gestão do tráfego aéreo baseada em desempenho. Esse trabalho permite uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos disponíveis para a navegação aérea, apresentando, de forma clara, as oportunidades e desafios existentes na estrutura do espaço aéreo brasileiro.

Esses trabalhos serão relevantes para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com impactos na segurança do tráfego aéreo, na eficiência dos processos e na redução de custos para a sociedade brasileira.

Fotos: ICEA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).