Membros da Mesa de Honra e agraciada com o Prêmio“Almirante Álvaro Alberto” 2021 participam da cerimônia virtual

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, foi o representante da Marinha do Brasil por ocasião da cerimônia de entrega da 33a edição do Prêmio “Almirante Álvaro Alberto” (PAAA) para a Ciência e Tecnologia, que ocorreu dia 6 de outubro. A outorga do PAAA é parte da Sessão Solene promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Conrado Wessel (FCW) e pela Marinha, sob patrocínio da Fundação. A solenidade foi realizada virtualmente e transmitida ao vivo, pelo canal da ABC no YouTube.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A premiação ocorre anualmente e consiste na mais prestigiosa honraria em Ciência e Tecnologia do País, constituindo um reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição a essa atividade estratégica. Essa comenda foi instituída em 1981, tendo sido alterada em 1986, quando passou a ser denominada “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia”.

A vencedora do prêmio deste ano, na categoria de “Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes”, foi a Professora Doutora Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha. A premiada foi agraciada com um diploma, uma medalha e um convite oficial do Comandante da Marinha para participar de uma viagem em navio de Assistência Hospitalar, na Amazônia, além de uma viagem ao Continente Antártico. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual e Campinas, em 1976, e graduada em matemática pela Faculté des Sciences de Paris, em 1967, Maria Manuela fez pós-doutorado na Universidade de Cambridge e foi professora doutora da Universidade Estadual de Campinas e professora-titular da Universidade de São Paulo, onde, após a aposentadoria, continua ativa. É, ainda, Professora Emérita da Universidade de Chicago.

Em sua manifestação, o Almirante Olsen salientou que a parceria estabelecida com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com a FCW e com a Academia de uma forma geral revela-se de alto valor estratégico, bem como é motivo de orgulho para a Marinha, pois somente a ação integrada, resoluta e sinérgica dessas instituições será capaz de impulsionar as inciativas da ciência nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).