Rio de Janeiro (RJ) Em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, ocorreu, nesta semana, no Clube Militar, Sede Centro do Rio de Janeiro, o Seminário Internacional Comemorativo dos 200 anos da Independência (1822-2022). As comemorações fazem parte de uma programação do Ministério da Defesa. O Seminário foi realizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), entre 29 de agosto e 1º de setembro. A atividade contou com palestrantes militares e civis, brasileiros e estrangeiros, incluindo generais, policiais, professores, mestres e um cineasta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Todas as palestras foram transmitidas ao vivo com link que se encontra nos destaques da página @DPHCEx. Foram ministradas palestras e feitas reflexões sobre a independência do Brasil e os desafios; a esquadra brasileira; a formação do Exército imperial no contexto da Guerra da Independência; os marcos temporais da Independência – cinquentenário (1872), centenário (1922) e sesquicentenário (1972); o processo da Independência; a consolidação da Independência; Minas Gerais na Independência; a fé, a religiosidade e a identidade nacional; visões externas ao Brasil, inclusive de Portugal, do Uruguai e de outros vizinhos; entre outros assuntos relacionados ao tema do bicentenário.

Após, os debates e perguntas dos participantes presentes e on-line, o General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro e o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel realizaram a entrega de certificados e moedas simbólicas aos palestrantes. Ainda como parte da programação da comemoração, teve início, no dia 2 de setembro, um percorrido histórico-cultural “Caminhos da Independência”, que levará os participantes a conhecerem o percurso de D. Pedro I, do Rio de Janeiro até o Grito da Independência, e suas peculiaridades. Esse evento vai até o dia 6 e encerra um ciclo de atividades que vem sendo realizadas desde o inicio do ano pelo Exército Brasileiro, para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, resgatando valores e tradições morais, cívicos e éticos.

Presenças

Estiveram presentes na abertura do seminário o Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército André Luis Novaes Miranda, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante José Carlos Mathias, o Vice-Presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB), General de Divisão Expedito Alves de Lima, e demais oficiais-generais, inclusive da Comissão Portuguesa de História Militar.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).