Em uma área com aproximadamente 350 mil Km2, englobando desde a fronteira sul do Estado do Mato Grosso do Sul até o Rio Paraná, limitando-se ao norte pelo Rio Miranda, em um contexto de operações de defesa externa, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a Operação Punhos de Aço, no período de 08 a 11 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício de campanha visou adestrar tropas da brigada por meio de simulações construtiva e viva, utilizando seus modernos meios de comunicação do Sistema de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) para executar o comando e controle de 11 organizações militares, emprego de tropas do 20º Regimento de Cavalaria de Blindado (20º RCB), 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe) e apoio de meios de aviação.

Neste contexto de defesa da fronteira, a situação simulada foi que enquanto os regimentos mecanizados impediam o avanço do inimigo pela fronteira, o 20º RCB e a 3ª Bia AAAe realizaram a proteção integrada da Usina Hidrelétrica de Jupiá de invasões e ataque aéreo, a fim de proteger o patrimônio público e interesses nacionais.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).