Participação dos alunos do CIAGA e membros da Comunidade Marítima no Seminário

Em alusão à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), sob orientação da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e com o apoio da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), realizou o Seminário “e-Navigation: Desafios e Oportunidades”, nos dias 20 e 21 de outubro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento ocorreu no formato híbrido, com palestras presenciais transmitidas simultaneamente pelo canal oficial da Marinha no YouTube. Após a abertura do seminário, pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, foi exibida uma mensagem do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, específica para o evento.

As palestras foram ministradas por representantes da Marinha do Brasil, Companhia Docas do Rio de Janeiro, Companhia Docas do Espírito Santo, Porto do Açu, Umi San, iX Blue e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

blank
Entrega de certificados aos palestrantes

Além de membros da Comunidade Marítima, o seminário teve a participação de alunos das Escolas de Formação da Marinha Mercante, alcançando o objetivo de promover o debate sobre a implementação do conceito e-Navigation, que contempla uma gama de sistemas, serviços de informação integrados e harmonizados, visando à Segurança da Navegação e à eficiência do comércio marítimo. Os temas das palestras e o perfil dos palestrantes estão no site www.enavigation.com.br.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).