A capital paraense, Belém, deu um grande passo em sua infraestrutura militar. No dia 18 de agosto, o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, inaugurou as novas instalações da Companhia de Comando 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib). A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, como o Deputado Federal Éder Mauro Cardoso Barra, que contribuiu com recursos de Emenda Parlamentar para a realização da obra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Estrutura à Altura das Necessidades

O 2ºBtlOpRib não é apenas uma unidade militar; ele representa a evolução e o compromisso das Forças Armadas com a região. Com a finalização das obras, o batalhão agora possui uma estrutura mais robusta e moderna, alinhada às demandas atuais. Além de abrigar setores administrativos, o local também será um ponto de apoio para o Programa Forças no Esporte (ProFEsp), uma iniciativa que visa atender jovens e promover a prática esportiva.

Visita às Novas Instalações

Sob a liderança do Capitão de Fragata (FN) Rocha Lima, Comandante do 2ºBtlOpRib, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto cada compartimento do recém-inaugurado prédio da Companhia de Comando. Durante a visita, também puderam observar os alunos do ProFEsp em ação, praticando diversas atividades esportivas, reforçando a importância do programa e da nova estrutura para a comunidade local.

imagem 2023 08 28 083405437
Deputado conhece alunos do ProFEsp durante atividades esportivas

A inauguração das novas instalações em Belém é um marco para a região. Representa não apenas o fortalecimento das operações militares ribeirinhas, mas também o compromisso das Forças Armadas com programas sociais e de incentivo ao esporte. A modernização é um sinal claro de que o futuro da região é promissor, com infraestrutura de ponta e foco no desenvolvimento humano.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).