CISMAR ministra Curso Naval Cooperation and Guidance for Shipping para Marinhas Amigas

Oficiais das Marinhas Amigas e alunos durante apresentação inicial do Naval Cooperation and Guidance for Shipping

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) conduziu, de 18 a 22 de outubro, o curso básico da doutrina Naval Cooperation and Guidance for Shipping (NCAGS), aplicado pelos países signatários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O objetivo foi mostrar a evolução da doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo em virtude das novas ameaças relacionadas à Segurança Marítima.

Durante o curso, foram transmitidas informações necessárias para a participação dos militares em um Estado-Maior NCAGS, possibilitando aos alunos o conhecimento da evolução doutrinária e a compreensão do impacto da atividade marítima no contexto da economia mundial, sempre com foco no incremento da Consciência Situacional Marítima.

Ainda como parte das atividades, foram realizadas visitas ao Navio-Patrulha “Gurupi” e à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, organizações militares em que os Oficiais-Alunos puderam conhecer de perto o potencial sinérgico de atuação de um meio componente de uma Força Naval, atuando em Operação de Defesa do Tráfego Marítimo, no que se refere à Proteção Marítima e à Cooperação com a Comunidade Marítima, com os Navios Mercantes e seus operadores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso teve a participação de Oficiais-Alunos das Marinhas da Guatemala, México e Nigéria, do Gerente da Inspetoria Geral, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro, do futuro Assessor Brasileiro do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), de Oficiais do Comando de Operações Navais, além de Oficiais do CISMAR.

Oficiais das Marinhas Amigas durante visita ao NPa “Gurupi”

Esse intercâmbio promove e dissemina a doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo e a sua aplicação prática, em um ambiente que contribui para a troca de experiências, estreitando laços com as Marinhas Amigas, bem como com representantes da Comunidade Marítima.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui