No dia 30 de novembro, o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx) deu início à I Jornada de Tecnologias Digitais da Educação. O evento realizado totalmente na modalidade ensino à distância (EAD) ocorreu no período de 30 de novembro a 2 de dezembro.

A abertura da jornada contou com as palavras do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, que destacou o desafio do profissional da área de ensino em se manter atualizado e capacitado a todo momento, potencializando o ensino por competência. A Jornada tem como tema as “Práticas para desenvolvimento de competências digitais” e seu objetivo é realizar a capacitação continuada dos docentes e agentes de ensino para que desenvolvam a cultura da inovação e do letramento digital. A capacitação auxiliará na utilização de ferramentas de tecnologia digital da informação e comunicação como recursos didáticos, na educação à distância, no ensino presencial e no ensino híbrido dentro do Sistema de Educação e Cultura do Exército.

A estrutura da jornada foi montada através de minicursos, onde os participantes poderão praticar nos laboratórios montados em ambiente exclusivo para a atividade, com o objetivo de dar ênfase ao princípio do “Aprender Fazendo” onde os participantes entrarão em contato com as mais modernas ferramentas digitais empregadas na área da educação, o que aumentará o cabedal de conhecimentos do docente para implementar estratégias pedagógicas engajadoras, colaborativas e lúdicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CEADEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).