Brasília (DF) – O 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) – historicamente denominado Grupo D. Pedro I – realizou uma salva de 21 tiros de obuseiro durante a chegada do coração de D. Pedro I ao Brasil, no dia 23 de agosto. O coração, conservado em uma cápsula de vidro, chegou ao Palácio do Planalto com honras de Chefe de Estado. A chegada do coração de Dom Pedro I ocorre em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A salva de gala é uma das principais honrarias oferecidas aos Chefes de Estado, desde o início da República. O número de tiros é convencionado de acordo com a hierarquia das autoridades homenageadas. Os tiros de salva foram feitos com obuseiros 105 milímetros M-101.

O Grupo D. Pedro I é herdeiro do Corpo de Artilharia Montada da Corte, que se constituiu na primeira unidade de artilharia de campanha regular no Exército Brasileiro, criada por D. Pedro I. A denominação histórica de “Grupo D. Pedro I” foi atribuída ao 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) por meio da Portaria Nr 801, de 15 de março de 1979. Posteriormente, o Secretário Geral do Exército, por intermédio da Portaria Nr 01 de 14 de fevereiro de 1980, aprovou o distintivo histórico da unidade, assim descrito: “escudo português filetado de ouro, chefe da blau (azul ultramar) carregando uma bomba em chamas de prata. Campo de goles contendo a coroa do imporador D. Pedro I, de ouro”.

Fonte: 32º GAC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).