A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), em uma parceria inovadora com o Projeto Social Federação Fight e a Rede Abraço, realizou a 2ª edição do projeto “Artes Marciais na Marinha”. O evento, que aconteceu nas instalações da Capitania, teve como principal objetivo promover a integração e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de comunidades carentes de Belo Horizonte. Estes jovens, que fazem parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto Social “Os fortes nos mares de Minas”, tiveram a oportunidade de vivenciar atividades esportivas e educativas, fortalecendo não apenas o corpo, mas também o caráter.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvimento Integral através das Artes Marciais

O esporte, especialmente as artes marciais, tem o poder de transformar vidas. Durante o evento, cerca de 200 jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre disciplina, persistência, resiliência e autocontrole. Além das aulas de artes marciais, os participantes também foram introduzidos ao mundo da marinharia, com aulas de “nós e voltas” ministradas pelos militares da Capitania. Essas atividades visam não apenas o desenvolvimento físico e mental, mas também a inculcação de valores como honra e respeito, pilares da Marinha do Brasil.

Federação Fight: Uma História de Transformação

imagem 2023 08 27 071059694

O Projeto Social Federação Fight, idealizado pelo jornalista Ricardo Carlini, tem uma trajetória de 15 anos dedicados à transformação de vidas. A parceria com a Marinha reforça a missão do projeto de engajar a sociedade civil em ações sociais. Como destaca Carlini, é gratificante ver jovens que estavam em situação de risco se tornarem atletas profissionais. O Capitão de Mar e Guerra Silvio Aderne, responsável pelas Relações Institucionais da Marinha na CFMG, reitera a importância dessa parceria, destacando que os objetivos de ambas as instituições são alinhados: promover o desenvolvimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade.

Garota da Luta: Mais que um Evento, uma Oportunidade

imagem 2023 08 27 071226050
Foto: José Aparecido Ribeiro (https://zeaparecido.com.br)

Além das atividades na Capitania, o Federação Fight tem em seu calendário eventos que promovem a integração e oferecem oportunidades para jovens. Um exemplo é a eleição da “Garota da Luta 2023”, que busca dar visibilidade e oportunidades profissionais para jovens mulheres interessadas na carreira de modelo. O evento, que conta com jurados renomados, é apenas uma das iniciativas que demonstram o compromisso do Federação Fight em transformar vidas através do esporte e da cidadania.

Com informações do José Aparecido Ribeiro – https://zeaparecido.com.br

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).