No dia 26 de abril, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), Coronel Nilberti Viana Gramosa, e os integrantes da CMBP realizaram uma visita institucional ao Comando de Comunicações do Exército do Paraguai (COMCOME).

O Comandante do COMCOME, General de Brigada Alcides Cirilo Matto Arce, apresentou as boas-vindas à comitiva e realizou uma exposição acerca do trabalho desenvolvido nesse Grande Comando.

O COMCOME possui como principais missões planejar e estabelecer o Sistema de Comunicações do Exército; executar a manutenção do material de comunicações, eletrônica e informática; formar, capacitar e atualizar, tática e tecnicamente o pessoal de comunicações e participar do Sistema de Comunicações Nacional e Internacional das Forças Armadas. Possui, dentre suas unidades subordinadas a Escola de Comunicações (ESCOME), que conta com o apoio de um monitor do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coronel Gramosa agradeceu a recepção e destacou a importante participação dos integrantes da CMBP junto ao COMCOME, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da cooperação, integração e amizade entre os Países.

Fonte: CMBP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).