O Brasil, conhecido por sua vastidão territorial, acaba de ganhar novos contornos. Durante o Fórum de Energias Renováveis em Porto Alegre, o Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Rodrigo Carvalho, apresentou o novo mapa político do Brasil. Este não apenas destaca a extensão terrestre do país, mas também a marítima, conhecida como Amazônia Azul. “A partir de agora, a extensão do Brasil não contará apenas com área terrestre, mas englobará, oficialmente, a marítima, a Amazônia Azul”, revela o Capitão.
Uma Jornada de Atualização
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O processo de atualização do mapa brasileiro não foi algo repentino. Foi o resultado de um estudo meticuloso de quatro anos, envolvendo a Marinha, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo? Modificar a percepção de estudantes, profissionais e do público em geral sobre o território brasileiro. O Capitão Rodrigo destaca: “O verdadeiro Brasil tem mais 5,7 milhões de Km², totalizando 14,2 milhões de Km², área equivalente à do Continente Antártico.”
Educação e Conscientização
A nova representação do Brasil já está presente nos livros didáticos do Ensino Médio desde o início deste ano. E a expectativa é que o material usado em outros níveis de ensino seja atualizado para 2024. Esta mudança não é apenas uma questão de atualização geográfica, mas também uma forma de conscientizar a população sobre a importância da Amazônia Azul. “A partir do momento em que não representamos o mar fica muito difícil que as políticas públicas voltadas para o mar ecoem para a sociedade”, argumenta o Capitão.
Desafios e Perspectivas Futuras
A inclusão da Amazônia Azul no mapa oficial brasileiro é mais do que uma simples representação geográfica. Representa um compromisso do Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU), assumido em 2017, de planejar e gerenciar de forma sustentável suas riquezas marítimas até 2030. O Planejamento Espacial Marinho (PEM) surge como uma ferramenta essencial para garantir a soberania da Amazônia Azul, promovendo o uso compartilhado e sustentável das riquezas marítimas brasileiras.
Detalhes e acessos
-
O termo foi adotado oficialmente pela Marinha em 2010, em razão de a área oceânica brasileira equivaler a 67% da terrestre. E por apresentar dimensão e biodiversidade semelhantes às da Amazônia Verde.
- O Dia Nacional da Amazônia Azul é 16/11. A data foi sancionada pela Lei 13.187, de 11/11/2015, em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16/11/1994.
- Acesso ao mapa político brasileiro oficializado pelo IBGE, com limites de Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva, em: https://acesse.one/xhxBf.
-
O Atlas Escolar IBGE disponibiliza todos os tipos de mapas oficiais.