Entre os dias 24 de abril e 5 de maio, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), através da Sétima Subchefia, realizou o primeiro Curso de Extensão em Engenharia de Sistemas e de Requisitos (CEESR). Com a colaboração de professores doutores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o curso teve como objetivo elevar e disseminar conhecimento sobre sistemas e requisitos na Força Aérea Brasileira (FAB), aspectos fundamentais para o gerenciamento de projetos estratégicos e para a gestão de todo o ciclo de vida dos sistemas da FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participantes e conteúdo do curso

O CEESR contou com a participação de 34 militares e civis, envolvidos diretamente com projetos aeroespaciais de diversas organizações, como EMAER, Comando de Preparo (COMPREP), Comando Aeroespacial (COMAE), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), ITA e Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A primeira semana do curso foi dedicada à Engenharia de Sistemas, abordando temas como a origem da disciplina, ciclo de vida dos sistemas, conceito de operação, arquitetura e estruturação de problemas, e a Diretriz do Comando da Aeronáutica (COMAER) sobre o Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais (DCA 400-6). Na segunda semana, os participantes aprenderam sobre Engenharia de Requisitos, incluindo a captação de necessidades de stakeholders, modelagem, escrita, decomposição, rastreamento e revisão de requisitos, e processos de verificação e validação.

Feedback e perspectivas para o futuro

Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, Vice-Chefe do EMAER, o evento foi um excelente exemplo de aproveitamento de competências internas ao COMAER. O Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, ressaltou a importância da primeira edição do curso e o feedback positivo recebido, o que motiva a continuidade da iniciativa, que certamente irá gerar um efeito multiplicador desse conhecimento na Força.

O Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, coordenador e aluno do curso, destacou a importância da parceria entre EMAER e ITA, e como essa colaboração é fundamental para a capacitação dos oficiais responsáveis pelo assessoramento de alto nível na Força Aérea Brasileira.

Cerimônia de encerramento e entrega de certificados

foto 3

A cerimônia de encerramento do curso foi marcada pela entrega de certificados do ITA aos concludentes. Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo o Chefe e o Vice-Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, e o Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes, Chefe da Terceira Subchefia do EMAER.

O primeiro Curso de Extensão em Engenharia de Sistemas e de Requisitos demonstrou a importância da cooperação entre instituições militares e acadêmicas no desenvolvimento de profissionais capacitados para gerenciar projetos aeroespaciais e sistemas da FAB. A continuidade dessa iniciativa irá, sem dúvida, fortalecer ainda mais a atuação da Força Aérea Brasileira no cenário nacional e internacional.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).