No dia 02 de agosto, um evento significativo marcou a cooperação entre a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A 17° Edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-SP) foi inaugurada, consolidando uma parceria que já tem mais de uma década. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre a ESG, o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (COMDEFESA) e o Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Educação e Defesa Nacional

Snapinsta.app 365225259 759937702807170 1341661670150939967 n 1080

O Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, Comandante da ESG, destacou a importância deste curso durante a cerimônia de abertura. Ele enfatizou a relevância da parceria estabelecida em 2006 entre a ESG e a FIESP. Mais do que um simples curso, o CGERD representa um passo crucial para a solidificação da Base Industrial de Defesa Nacional. É uma oportunidade única de unir forças entre o setor público e privado em prol de um objetivo comum: fortalecer a defesa do país.

Conhecimento Aplicado

Snapinsta.app 365840807 1047811933251671 7806784350760067982 n 1080

O CGERD não é apenas um curso teórico. Ele foi concebido para proporcionar conhecimento prático a civis e militares sobre a aplicação de recursos no setor de defesa. O curso aborda temas cruciais, como Poder Nacional, Relações Internacionais e, especialmente, Políticas e Gestão dos Recursos Públicos. É uma chance de entender como os recursos são gerenciados e aplicados, tanto no setor público quanto no privado, garantindo que a defesa nacional seja eficaz e eficiente.

Um Futuro Promissor

A parceria entre a ESG e a FIESP é um exemplo de como a cooperação pode levar a resultados significativos. Ao unir forças, ambas as instituições estão trabalhando para garantir que o Brasil tenha uma base industrial de defesa robusta e resiliente. E, através do CGERD, estão formando líderes e profissionais capacitados para enfrentar os desafios do futuro.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).