Em maio, o Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante do 7º Distrito Naval, reuniu-se com o Comodoro do Iate Clube de Brasília, Flávio Pimentel, e com Marcello Araripe, autor da exposição “200 anos da Esquadra da Marinha do Brasil”, para apresentação da técnica do modelismo naval e uma visita ao clube.
Até dezembro, um novo modelo será adicionado mensalmente à exposição no Iate Clube de Brasília. No fim de maio, por exemplo, a maquete da Fragata “Niterói” estará pronta para exibição. Posteriormente, serão exibidos o Navio-Escola “Guanabara”, o Submarino “Ceará”, a Aeronave AF-1 Skyhawk, dentre outros. A exposição completa estará disponível em 2024.
Modelismo Naval e História da Marinha
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Segundo Marcello Araripe, a arte do modelismo naval será usada para contar a história dos 200 anos da Esquadra da Marinha do Brasil e apresentar outros navios que fazem ou fizeram parte da história. “O projeto pretende divulgar o modelismo, não só como hobby, mas como uma forma lúdica de ensinar, aprender e preservar a história”, afirma Araripe.
Sobre o Artista
Marcello Araripe, de 50 anos, nascido no Ceará e criado em Brasília, é formado em economia e pós-graduado em história militar. Ele trabalhou nos últimos 22 anos como consultor de empresas, especializado em atendimento, melhoria de performance e gestão de indicadores. Na área artística, iniciou com plastimodelismo aos sete anos, modelismo naval aos dez, e a pintura de figuras históricas em miniatura aos 33 anos.
Bicentenário da Esquadra Brasileira
Em 10 de novembro de 2022, o Brasil comemorou o bicentenário da criação de sua Esquadra. A primeira representação tridimensional (diorama) na exposição é a partida da Primeira Esquadra Brasileira em 1º de abril de 1823. Dois séculos depois, a Esquadra brasileira mantém o mesmo espírito de defesa da Pátria e de unicidade territorial.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395