No dia 23 de agosto de 2023, a Escola Superior de Guerra (ESG) será palco de um importante evento: o seminário sobre a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). Organizado pelo renomado Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias, o evento ocorrerá das 09h30 às 12h15 e adotará um formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto remota.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O principal objetivo deste seminário é proporcionar aos participantes uma reflexão profunda sobre a ZOPACAS, além de trazer informações atualizadas sobre a Reunião de Mindelo.

Especialistas no Painel

O debate contará com a presença de especialistas renomados no assunto. O Almirante de Esquadra Leal Ferreira atuará como moderador, enquanto Maitê Schmitz (PhD), Capitão de Mar e Guerra Bessa (PhD) e Danilo Marcondes (PhD) serão os debatedores. Juntos, eles trarão diferentes perspectivas e análises sobre a cooperação nas áreas de segurança e defesa no Atlântico Sul.

Participe e Amplie seus Horizontes

Se você tem interesse em participar deste seminário, as inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto de 2023. Basta preencher o formulário de inscrição ou acessar através do QR Code disponível. A organização do evento enviará um link de acesso à plataforma até 72 horas antes do início do seminário para aqueles que tiverem suas inscrições confirmadas. Além disso, todos os participantes receberão certificados de participação, que serão enviados por e-mail após a verificação de presença.

O Atlântico Sul é uma região de suma importância estratégica para o Brasil e para outros países que compõem a ZOPACAS. Eventos como este seminário são essenciais para promover o debate, a troca de experiências e a formulação de estratégias conjuntas para garantir a paz, a segurança e a cooperação na região.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).