Rio de Janeiro (RJ) – Promovido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) no auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), durante os dias 20 a 23 de março, o X Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (X SENAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor PHCEx, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, que teve como temas abordados, “O Serviço de Saúde da FEB, Apoio Logístico e Assistência Religiosa”, e uma exposição de viaturas, documentos e materiais diversos utilizados pelos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Seminário teve como parte de sua programação a realização de uma visita guiada ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), ocasião que foi abordada a firme vontade do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes em repatriar os restos mortais dos soldados brasileiros falecidos nos campos de batalha da Itália e detalhes das peças artísticas que compõem o espaço cultural e a mostra permanente da FEB na sala de exposições.

Ao longo da semana os temas foram aprofundados com palestras e debates sobre o atendimento médico aos feridos em combate, o suprimento das três bocas da guerra: a do homem, das armas e das viaturas, e o apoio religioso aos combatentes em suas jornadas na Itália. Professores de história e de artes do CMRJ realizaram atividades com os alunos envolvendo os temas. O Arquivo Histórico e a Biblioteca do Exército também marcaram presença com  seus estandes de divulgação institucional, contendo  livros e documentos históricos, para incentivar a preservação histórica material e imaterial.

No último dia do Seminário foi realizado o lançamento de dois importantes livros, sobre a FEB: “As Vitórias da FEB: do vale do rio Serchio ao vale do rio Pó”, do General de Divisão Édson Skora Rosty e o Coronel Veterano Cláudio Skora Rosty. A obra é dedicada a descrição dos combates, apoiado pelos depoimentos dos “pracinhas”,  e o livro “Jornal Zé Carioca – Publicações da FEB na Segunda Guerra Mundial”, organizado por  Marcos Moretzohn Renault Coelho e colaboração de Silmar Küster de Paula Carvalho e Igor Luiz de Paula Gregório, que apresenta um compêndio de edições do folhetim Zé Carioca contendo o histórico quase que diário das ações brasileiras na Europa.

Prestigiaram o evento o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Edson Skora Rosty; Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e Acessor Cultural da 10ª Região Militar, General de Divisão Veterano Júlio Lima Verde; Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira; Coordenador do programa de Pós-Graduação Médica do Hospital Central do Exército, General de Brigada Médico Veterano Ivan da Costa Garcez Sobrinho; General de Brigada Veterano José de Oliveira Souza, representando o Clube Militar; Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, General de Brigada Veterano Márcio Tadeu Bettega Bergo; Assessor de História Militar do DECEx, General de Brigada Veterano Carlos Augusto Ramires Teixeira e demais autoridade militares, pesquisadores, historiadores e civis.

 

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico do Exército

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).