A Marinha do Brasil (MB) inicia nesta segunda-feira (16) a Operação Sorriso na cidade de Mossoró-RN, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte. A organização médica voluntária, dedicada a reunir profissionais para operar gratuitamente crianças carentes nascidas com fissura labial e fenda palatina, promoverá uma missão no município, de 16 a 21 de janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesta segunda-feira (16) começa a triagem dos pacientes no Centro Especializado em Reabilitação Benômia Maria Rebouças (CER), enquanto as cirurgias estão agendadas para ocorrerem entre os dias 18 e 21 de janeiro, no Hospital Wilson Rosado.

Para participar da triagem, basta comparecer ao CER, na segunda-feira, dia 16, portando documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes, realizados até três meses, caso tenha. Os pacientes, acompanhados de familiar, que residam fora do município, poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção, ficando alojados no Albergue de Mossoró.

A MB, por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval, está empregando militares de Organizações Militares localizadas em Natal-RN, Areia Branca-RN e Fortaleza-CE, que atuam no apoio logístico à operação e na triagem dos pacientes que pretendem realizar cirurgias. A parceria com a Operação Sorriso é mantida desde 2008, quando a MB começou a apoiar missões desta organização médica voluntária em todo o Brasil.

Em Mossoró, estão previstas cerca de 50 operações gratuitas. A cidade já recebeu outras cinco missões, contabilizando 513 famílias atendidas, com 270 cirurgias realizadas e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas oferecidas.

Serviço:
Operação Sorriso
Local: Mossoró, RN.
Data: 16 a 21 de janeiro

Fonte: Ponta Negra News
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).