Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em uma iniciativa que reforça a vigilância do espaço aéreo na Região Nordeste, a Força Aérea Brasileira inaugurou, na sexta-feira (28/07), um moderno radar secundário autônomo no Aeroporto de Petrolina – Senador Coelho, em Pernambuco. Este equipamento, capaz de se comunicar com aeronaves por meio de um transponder, envia e recebe informações sobre identificação, posição e velocidade das aeronaves. Essa comunicação melhora o monitoramento dos controladores de tráfego, permitindo uma identificação precisa de voos não autorizados.
Um Passo à Frente na Tecnologia de Radares
O novo radar, denominado RSM970S NG, é de última geração e integra um contrato estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e o consórcio das empresas Omnisys e Clemar. O Brasil já conta com 69 equipamentos similares em operação em todo o território nacional e o acordo prevê ainda a instalação de outro radar em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, em 2024.
Presenças de Destaque na Cerimônia
A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes autoridades militares e civis. Entre eles, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski. Também participaram do evento o presidente da Omnisys, Rodrigo Gonzales Modugno, e o representante da Clemar, José Luiz D’Aquino. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi afirmou que a instalação de mais dois radares secundários na Região Nordeste reforça o compromisso do DECEA com a missão de garantir a soberania nacional e aprimorar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Certificação e Origem do Equipamento
É relevante destacar que o equipamento instalado em Pernambuco é certificado pelo Ministério da Defesa como um Produto Estratégico de Defesa (PED). Ele foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, uma empresa habilitada a aplicar em seus contratos o Regime Especial Tributário para Indústria de Defesa (RETID). Essa certificação reafirma a importância deste equipamento para a segurança e soberania nacional, e a instalação do mesmo na Região Nordeste marca um importante avanço no monitoramento e controle do espaço aéreo brasileiro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395