Dourados (MS) – Em 5 de julho, alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) realizaram visita à Operação Dourados. Esta atividade faz parte do processo de ensino do IME, no qual os alunos puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) nas obras do Aeroporto Regional de Dourados.

A comitiva estava constituída por alunos do 4º ano, quinze do Curso de Engenharia de Fortificação e Construção e seis do Curso de Engenharia Elétrica. A comitiva foi chefiada pelo Major Filipe, antigo “nonobequiano”, professor do IME, e foi acompanhada pelo Comandante do 9° BEC, Coronel Vasconcellos, que já se encontrava vistoriando as obras.

O Coronel Vasconcellos, também graduado no IME, teve o prazer de apresentar pessoalmente os serviços de engenharia e relembrar o tempo de quando era major, professor naquela instituição de ensino, em que chefiava estas visitas de campo, tendo inclusive o Major Filipe, sido um de seus alunos naquela época.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 9° Batalhão de Engenharia de Construção

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).