No mês de março, o Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) completou oito anos de atividades, ao longo dos quais tem promovido a conscientização de parcelada sociedade brasileira quanto aos assuntos de Defesa, particularmente os ligados ao mar. O LSC integra civis e militares, congregando dezenas de pesquisadores, desde o nível de graduação a pós-doutorado, de diversas Instituições de Ensino Superior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 2019, foram produzidos estudos e simulações sobre Cooperação Internacional da Marinha do Brasil; Cenários para Defesa e Segurança – Tendências; Metodologias e Práticas; Mídia como Ferramenta e Design em Jogos de Guerra. Essas atividades desenvolvem-se sob a égide de três Projetos de Pesquisa: “Design de Jogos, Processo Decisório e Cenários Prospectivos”; “Cooperação e Segurança Marítima e Análise de Performance”; e “Processo Decisório e Simulações”.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).