V COMAR recebe filhas de heróis de Guerra

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), localizado em Canoas (RS), recebeu, no dia 11 de novembro, a visita de Leonor Moura, filha do Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura; Regina Moura, filha do Tenente Danilo Moura; do Coronel Aviador Antonio Ricieri Biasus, representante da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) no Rio Grande do Sul, e de Ricardo Moojen Nacul, curador do “Museu da Vitória – Nero Moura”. O grupo foi recebido pelo Comandante do V COMAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e sua esposa, a historiadora Adriana Iop Bellintani.

O encontro teve por objetivo estreitar laços e relembrar a trajetória dos grandes heróis brasileiros. Na oportunidade, Regina apresentou o projeto de uma obra que abordará as marcantes passagens do Tenente Danilo Moura na Campanha da Itália e que conterá diversos documentos históricos inéditos sobre o Primeiro Grupo de Aviação de Caça e a “Fuga do Danilo”, eternizada em forma de ópera, sendo um dos mais significativos exemplos de culto às tradições da Aviação de Caça no Brasil.

A pesquisa, em franco progresso, contém fotos da formação de Danilo Moura no Aeroclube do Rio Grande do Sul no final dos anos 30, em Canoas, local que atualmente sedia o V COMAR, bem como diversos documentos que serão inseridos no livro. Regina destacou: “Meu pai falava muito pouco sobre a guerra conosco, entendo que a divulgação desse rico material será muito importante”, destacou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Brigadeiro Bellintani colocou a estrutura do V COMAR à disposição para colaborar nas pesquisas documentais e enfatizou que “o amplo conhecimento sobre os feitos de nossos heróis da Segunda Guerra fortalece os valores morais na tropa, na certeza de que eles sempre serão lembrados”.

A história

A Ópera do Danilo narra a saga do Tenente Danilo Marques Moura. Após ter o P-47 Thunderbolt abatido pela artilharia antiaérea alemã na Itália, o aviador percorreu uma jornada de 340 quilômetros caminhando durante 30 dias. Passando despercebido pelas Forças do Eixo e contando com a ajuda da população italiana, ele conseguiu chegar à base aliada em Pisa, 19 quilos mais magro do que partira. A história da fuga foi composta e encenada pelos próprios colegas dele, logo após o regresso e relatos das aventuras pelo território inimigo. Até hoje, a aventura é tradicionalmente repetida por militares da Aviação de Caça.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui