Visita ao AquaRio

O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN), em parceria com a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), proporcionou, nos últimos quatro meses, passeios culturais pelo Rio de Janeiro (RJ) para cinco grupos de crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa Forças no Esporte (Profesp).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os grupos, que totalizaram 170 jovens, realizaram um passeio no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), seguido de almoço em restaurante reservado; passeio no Espaço Cultural da Marinha (ECM) e um passeio marítimo na Baía de Guanabara.

Um dos objetivos do Profesp é de desenvolver ações direcionadas ao reforço educacional, psicopedagógico, cultural e social. A parceria concretizada pela disponibilização de passeios com a temática marítima, além de agregar conhecimentos apresentados nas visitas orientadas voltados para a mentalidade marítima, proporcionando entretenimento educativo, permitiu aos jovens residentes em áreas de vulnerabilidade social terem acesso a atividades diferentes de seu cotidiano, e se integrarem com turistas e jovens residentes de outros bairros visitantes daqueles pontos turísticos.

visita ao espaco cultural da marinha
Visita ao Espaço Cultural da Marinha

A FEMAR é uma Fundação que foi instituída em 31 de maio de 1966 para contribuir para a difusão da mentalidade marítima no Brasil; promover o conhecimento e a difusão das ciências do mar. No campo social, a FEMAR possui um projeto chamado de PROEMAR – Projeto Escola no Mar, cujo objetivo é contribuir para a cidadania, a cultura, o entretenimento e o desenvolvimento da mentalidade marítima dos alunos da rede pública de ensino Municipal, Estadual e Federal da cidade do Rio de Janeiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).