O Ministério da Defesa (MD) promoveu, na tarde de segunda-feira (09), as cerimônias de transmissão de cargo da chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e do novo titular da Secretaria-Geral da pasta. No EMCFA, o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire sucedeu o General de Exército Laerte de Souza Santos. Na SG, o General Sérgio José Pereira foi substituído por Luiz Henrique Pochyly da Costa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antônio_Oliveira_CEMCFA_09_01_2023 (1).jpg

Ao presidir a solenidade do EMCFA, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, condecorou o Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire com a Ordem do Mérito da Defesa, no grau Grã-Cruz. “É com alegria poder contar com a sua rica experiência profissional, com sua dedicação e com sua energia. Seu histórico de carreira assegura uma rápida inserção dos temas atinentes ao Estado-Maior e sua presença neste Ministério demonstra o apreço e a consideração que a Marinha dedica a esta pasta”, destacou o ministro no discurso de boas-vindas ao Almirante. Em ambas as solenidades foi reconhecido o trabalho dos antigos titulares das funções.

Na ocasião, o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire destacou com entusiasmo sua nova missão à frente do cargo. “O EMCFA é um braço estratégico e operacional do MD. Nosso enfoque deve estar no incremento da interoperabilidade, fortalecimento de operações conjuntas, como a Ágata, que traz resultados relevantes e visíveis à população. Além, claro, de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos e materiais, colimada aos interesses e às necessidades de nossa Pátria”, disse.

EMCFA – Foi criado em 2010 para promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do País, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate. Sob sua gerência, estão a Assessoria de Inteligência de Defesa; as Chefias de Operações Conjuntas; de Assuntos Estratégicos; de Logística e Mobilização; e de Educação e Cultura.

SG_Posse_1.jpg

Secretaria – A Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, que recebe agora seu sexto Secretário-Geral, é um dos órgãos centrais de direção da Defesa. Criada em 2013, a SG tem, entre outras competências, assessorar o Ministro da Defesa, no direcionamento, coordenação e supervisão da atuação do Departamento do Programa Calha Norte, do Hospital das Forças Armadas e dos órgãos específicos singulares, que lhes são subordinados: o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a Secretaria de Orçamento e Organização Institucional, a Secretaria de Produtos de Defesa e a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto.

Por Carolina Macêdo
Fotos: Antônio Oliveira e Jeferson Venancio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).