União europeia, Bandeira, Europa
Pixabay

Em recentes declarações, o chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton, confirmou que a UE está acelerando a entrega de armas para a Ucrânia. As declarações foram feitas durante uma entrevista ao jornal francês Le Parisien, onde Breton destacou que a UE intensificará seus esforços para entregar armas e munições ao país, que atualmente enfrenta um intenso conflito contra as forças russas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Promessa de Apoio à Ucrânia

“Vamos intensificar nossos esforços para entregar armas e munições, esta é uma guerra de alta intensidade na qual elas desempenham um papel crucial”, declarou Breton. O chefe da indústria da UE também citou uma promessa de fornecer um milhão de armas de alto calibre nos próximos 12 meses. Essa medida demonstra um compromisso significativo da União Europeia em apoiar a Ucrânia no conflito.

Antecipação de Guerra Prolongada

Adicionalmente, Breton expressou que a UE está se preparando para a possibilidade de a guerra se estender por mais meses, ou até mais tempo. “Estamos nos preparando para que a guerra dure mais alguns meses, ou até mais”, afirmou. Essa perspectiva aponta para a seriedade da situação na Ucrânia e para a necessidade de um apoio prolongado e robusto.

Pedidos Internacionais de Suporte

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, também fez um apelo na última quinta-feira (15) para que os aliados de Kiev se empenhem em fornecer mais armas e munição à Ucrânia, que lançou uma contraofensiva neste mês para retomar o território ocupado pelas forças russas. Esse movimento internacional mostra uma coalizão crescente em apoio à Ucrânia.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).