A 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) realizou em fevereiro ações de apoio às comunidades indígenas Hupdah e Yuhupdeh, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Os indígenas buscavam obter documentação básica, benefícios sociais e previdenciários, mas devido a problemas técnicos de informática enfrentados pelo município, a permanência prolongada dessa população na área de Parawari, na região oeste de São Gabriel da Cachoeira, resultou em situação de emergência sanitária.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A 2ª Bda Inf Sl, em conjunto com outras entidades, como a Defensoria Pública, a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Distrito Sanitário Especial Indígena – Alto Rio Negro, o Cartório da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), o Instituto Socioambiental (ISA), a Fundação em Vigilância em Saúde (FVS) e o Conselho Distrital da Saúde Indígena (CONDISI), uniram esforços na reunião de coordenação denominada “Ação Parawari”, com o objetivo de minimizar os problemas sociais e epidemiológicos causados ​​pela superlotação e falta de saneamento básico na localidade.

Durante a ação, a “Brigada Ararigbóia” forneceu militares para trabalhar na montagem de tendas e no abastecimento frequente de água potável, contribuindo para reverter a situação de emergência sanitária dos povos indígenas Hupdah e Yuhupdeh. A iniciativa fortaleceu seus vínculos familiares e comunitários e ampliou sua integração com a sociedade regional, representando a Mão Amiga do Exército Brasileiro na região noroeste do estado do Amazonas.

parawari01

parawari03

parawari02

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).