Prosseguindo com a mobilização de meios para a Operação Amazônia 2021, tropas do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (12°GAAAe Sl), 1º Batalhão de Comunicações de Selva (1º B Com Sl), 3° Batalhão de Infantaria de Selva (3°BIS) e 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8°BEC) embarcaram na manhã do dia 25 de abril no ferry boat ‘Fortaleza de Marabitanas’ com destino a São Gabriel da Cachoeira (AM), a fim de apoiar a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do 2º Gpt E, General de Brigada Marcelo, esteve presente para verificação da tropa, juntamente com o Comandante do 12°GAAAe Sl, o Tenente-Coronel  Werdan e o Comandante do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) , o Tenente-Coronel Anderson.

O General Marcelo passou orientações às tropas a respeito das ações a serem desenvolvidas na Operação Amazônia 2021, destacando a importância de manter a operacionalidade da Força Terrestre. “A Operação Amazônia 2021 será, sem dúvida, o principal exercício de adestramento e preparação da tropa do Exército Brasileiro na região amazônica. Conforme diretriz do Comandante Militar da Amazônia, além da fase de amplo espectro, estamos inserindo uma fase de Guerra de Resistência, uma doutrina genuinamente brasileira para fazer face a inimigos que porventura venham buscar alguma ação e força no território brasileiro” ressalta o General.

A embarcação saiu do porto do CECMA e apoia a mobilização de meios da Operação Amazônia 2021, maior exercício de adestramento já realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Fonte: 2º Gpt E
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).