Assunção (Paraguai) – No período de 5 de setembro a 11 de novembro, o Assessor de Comunicações da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), Capitão Murilo Alves Bueno, o Auxiliar da CMBP, Primeiro-Sargento Dênis Alcioni Tessele Casarin, e o Monitor Brasileiro da Escola de Comunicações do Exército Paraguaio, Primeiro-Sargento Luciano Ebling de Souza, ministraram instruções ao Curso Básico de Guerra Eletrônica da Escola de Comunicações do Exército Paraguaio (ESCOME).

Na oportunidade, 33 militares realizaram o curso, sendo oficias e sargentos do Exército, da Marinha e da Força Aérea do Paraguai. Os instrutores brasileiros ministraram assuntos relativos ao emprego de guerra eletrônica em operações, sistemas de comunicações, predição de enlaces, comando e controle e introdução à guerra cibernética. Dessa forma, foram responsáveis por significativa parcela da carga horária total do curso, de aproximadamente 320 horas de instrução.

A atuação dos militares brasileiros junto à ESCOME é uma das diversas contribuições da CMBP ao fortalecimento da cooperação, integração e amizade entre Brasil e Paraguai.

Fonte: Aditância do Brasil no Paraguai

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui