Nesta quinta-feira (23), em reunião entre os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi definida a antecipação, para o dia 6 de abril, do fechamento do espaço aéreo na região Norte do País. Anteriormente, o prazo estava previsto para o dia 6 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Venâncio (1 de 7).JPG

O Ministro da Defesa afirmou que a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território Yanomami, em Roraima. “Nós vamos dar mais este prazo para, a partir do dia 6 de abril, fechar completamente e avaliarmos”, destacou.

Segundo José Múcio, atualmente, estão sendo registrados entre um e dois voos diários nos corredores liberados no espaço aéreo da região. Antes da operação, chegava-se a ter entre 30 e 40 voos por dia, conforme informou o Ministro da Justiça e Segurança Pública. O espaço aéreo na região encontra-se parcialmente aberto desde o dia 6 de fevereiro, para possibilitar a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal, por meio aéreo.

Durante o encontro, segundo o Ministro José Múcio, também foi discutido o apoio dos ministérios à realização do Censo Demográfico em Terra Yanomami, por parte do IBGE, além de ações conjuntas para a “segurança da Amazônia”. De acordo com o Ministro Flávio Dino, serão intensificadas as ações da Polícia Federal, alinhadas ao Ministério da Defesa.

Por Ascom/MD
Fotos: Venâncio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).