Nos dias 14 e 16 de março de 2023, o Dr. Claudio Martins, do Ministério Público Militar, realizou uma inspeção no 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE), com foco nas instalações do Pelotão de Investigação Criminal, onde ocorre a custódia de militares presos à disposição da justiça.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A custódia de presos militares à disposição da justiça comum e militar é uma das missões mais sensíveis e desafiadoras do 2º BPE. Essa tarefa exige que os Policiais do Exército tenham amplo conhecimento jurídico, equilíbrio emocional, conduta militar exemplar e vida pessoal idônea.

A inspeção do Ministério Público Militar tem como objetivo garantir o cumprimento das normas legais e regulamentares, além de assegurar que os direitos dos militares presos sejam respeitados. A visita do Dr. Claudio Martins reforça a importância da transparência e do compromisso das Forças Armadas com a justiça e a legalidade em todas as suas ações.

Durante a inspeção, foram verificadas as condições das instalações e os procedimentos adotados na custódia dos presos militares, visando garantir o tratamento adequado e o respeito aos direitos humanos.

335757516 3525194271103476 6636232102764532944 n

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).