O Hospital de Guarnição de Santiago (H Gu Santiago), situado no Rio Grande do Sul, agora conta com uma tecnologia que tem o poder de romper barreiras geográficas e otimizar o atendimento aos pacientes: o Serviço de Telemedicina. Essa inovação possibilita conectar profissionais de saúde e pacientes em localidades distintas, através de videoconferência, dentro de uma sala virtual reservada para a assistência. Além disso, permite o compartilhamento de documentos médicos e o preenchimento de prontuários digitais, atestados, encaminhamentos e receitas.

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Utilização do Serviço: Conexão e Praticidade

Para acessar esse avanço tecnológico, os usuários do H Gu Santiago devem agendar uma consulta com um especialista que possui o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH). No dia do agendamento, o paciente comparece ao consultório equipado com o sistema, para que, juntamente com o médico assistente, realize a consulta.

Benefícios da Telemedicina: Agilidade e Alcance

Com esse sistema, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, usando computadores conectados à internet. Isso significa que o atendimento especializado presente nas organizações militares de saúde de maior porte pode chegar a regiões e guarnições mais afastadas dos grandes centros. A telemedicina permite aos médicos tomar decisões com maior agilidade e precisão, melhorando a qualidade do atendimento e acelerando a troca de conhecimentos.

Ampliação das Especialidades e Redução de Custos

O H Gu Santiago atende nas especialidades de dermatologia e gastroenterologia. Contudo, com a telemedicina, os usuários podem ter consultas em diversas outras especialidades, como proctologia, ortopedia/traumatologia, urologia, clínica médica, oftalmologia, neurocirurgia, ginecologia, endocrinologia, geriatria, cardiologia, pediatria e psiquiatria, entre outras. Além de trazer comodidade para o usuário, o sistema também reduz os custos relacionados aos encaminhamentos de pacientes para organizações civis de saúde e para profissionais de saúde autônomos, além de aumentar a capacidade de atendimento e a produtividade interna das unidades.

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Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).